O objetivo da presente reflexão é apresentar um relato de experiência referente ao Programa Residência Pedagógica. Participaram dessa experiência quinze residentes do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG). Considerando a diversidade de vivências práticas realizadas, optou-se por apresentar uma parte dessa experiência relacionada ao ensino voltado para a educação das relações étnico-raciais. A relevância para o tratamento da educação das relações étnico-raciais se pauta nos números ainda alarmantes que temos no nosso país envolvendo o racismo vivenciado pela população negra (composta por pretos e pardos). Em pesquisa recente feita a pedido do Instituto Peregum e do Projeto Seta envolveu mais de duas mil pessoas em todas as regiões do país. Os dados foram divulgados no mês de julho desse ano de 2023. Os dados nos mostram que 51% dos entrevistados já presenciaram alguma situação de racismo e 81% veem o Brasil como um país racista. Sua aplicação foi realizada em duas escolas-campo sendo uma instituição de educação infantil que atende crianças entre zero e cinco anos, e uma instituição de ensino fundamental que atende crianças de seis a dez anos. De acordo com os resultados obtidos, confirmamos a importância de se iniciar um trabalho envolvendo o respeito às diferenças desde a mais tenra idade, pois contribui para a formação de crianças cidadãs mais respeitosas com a pluralidade étnica e racial que constitui nosso país. Ressaltamos também a importância do Residência Pedagógica para a formação docente dos nossos licenciandos na aprendizagem de saberes necessários à prática pedagógica.