Este relato de experiência descreve algumas possibilidades e desafios vivenciados no Programa Residência Pedagógica (PRP) - subprojeto Biologia e Interdisciplinar do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano, Campus Rio Verde. A escola-campo em que atuamos é o Colégio Estadual Professor Quintiliano Leão Neto, localizado no município de Rio Verde- Goiás. A participação dos residentes na escola-campo é de forma integrada a Instituição de Ensino Superior (IES) e a Educação Básica de Ensino. Cada residente constrói sua experiência formativa, porém nesse processo apresentam alguns desafios, que no decorrer dos encontros formativos, participação das reuniões na escola campo, momentos de estudos, elaboração de portfólios, projetos, Plano de Ação Pedagógica (PAP), essa construção torna-se mais acessível aos licenciados-residentes. Os resultados das experiências formativas que estão sendo constituídas nos possibilitam observar que a formação inicial e continuada dos professores, favorecem um vínculo entre a teoria-prática, promovendo ações pedagógicas com o apoio da equipe docente, estimulando e incentivando a realização de projetos buscando a melhoria no processo de ensino aprendizagem.