O presente relato de experiência tem como principal objetivo refletir sobre as práticas de alfabetização e sua relação com a cultura da infância. A discussão acerca do tema surgiu a partir das observações feitas por um grupo de estudantes, que participam do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e atuam no primeiro e segundo ano do ensino fundamental da Escola Municipal Casa da Criança Maria Antônia. O trabalho teve como embasamento teórico os textos produzidos por Magda Soares (2004), em que se apresentam as dificuldades e perigos na diferenciação de alfabetização e letramento, e da necessidade de compreensão da ação pedagógica por trás deles e por Maria Carmem Silva Barbosa (2007), que apresenta a importância da troca de conhecimento e experiências entre as culturas familiares, sociais e escolares, desenvolvendo o aluno dentro do seu próprio território. Constata-se que as dificuldades de aprendizagem dos alunos estão estreitamente ligadas ao planejamento das ações pedagógicas, que por muitas vezes não refletem o grupo de alunos e seu desenvolvimento, além de não levar em conta metodologias bem estruturadas.