OLIVEIRA, Alex Penkowsky De et al.. Desvendando sólidos geométricos. Anais do IX ENALIC... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/103315>. Acesso em: 21/11/2024 22:39
O artigo apresenta uma pesquisa que propõe uma abordagem ativa e prática no ensino de geometria espacial, buscando tornar o conteúdo mais acessível para os estudantes, que muitas vezes veem a disciplina como difícil. A fundamentação teórica se baseia na importância da visualização espacial, do uso de materiais manipuláveis e da abordagem experimental, alinhada com as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular e dos Parâmetros Curriculares Nacionais. A metodologia compreende quatro aulas distintas. A primeira aula revisa os conceitos básicos sobre sólidos geométricos, utilizando modelos físicos em 3D para uma exploração prática. A segunda aula incentiva os alunos a encontrar objetos tridimensionais no ambiente escolar e identificar suas semelhanças com sólidos geométricos. A terceira aula aborda o cálculo do volume dos sólidos com exercícios práticos e resolução no quadro. Finalmente, a quarta aula é uma atividade em grupo, na qual os estudantes escolhem um sólido, identificam objetos semelhantes em suas casas, calculam o volume e a área e relatam as observações.Os resultados indicam que o desempenho dos alunos foi diversificado, alguns demonstraram compreensão sólida, enquanto outros enfrentaram dificuldades. A motivação extrínseca, como a atribuição de notas, impulsionou a participação dos estudantes, embora a motivação intrínseca seja fundamental para a compreensão mais profunda do conteúdo. A relação entre educadores e alunos também é relevante para criar um ambiente acolhedor e estimulante de aprendizagem.