Antes de tudo, é importante ressaltar que, conforme postulou Immanuel Kant, filósofo prussiano, o homem não é nada além daquilo que a educação faz dele. Partindo desse entendimento, o presente trabalho se constitui como um instrumento de divulgação das atividades pedagógicas desenvolvidas na disciplina redação, realizadas no Programa Universidade Aberta de Abaetetuba (PUAA) no ano de 2022. É prudente salientar que o Programa supramencionado é voltado para estudantes egressos, ou que estejam na última série do Ensino Médio e que residem em áreas próximas ao Campus Universitário de Abaetetuba, os quais, na maioria dos casos, nunca tiveram contato com a disciplina de redação, e nessas ocorrências, havia uma dupla ambição docente a ser alcançada: repassar os conhecimentos sobre a disciplina e fazer com que aprendessem a gostar das aulas. Assim, o recorte que será apresentado, inicia-se com a adesão ao Programa PUAA e se estende durante as quartas-feiras, dia em que as aulas de redação foram ministradas aos cursistas. A metodologia adotada nas aulas foi a exibição de conteúdos por meio dos equipamentos que foram dispostos pelo Programa, intercalando-se com a pesquisa, debates, exibições fílmicas, leituras e rodas de conversas sobre temas; e como forma de avaliação dos resultados, solicitou-se a produção semanal do texto dissertativo-argumentativo, a famosa redação. Assim, o relato configura-se como um estudo de caráter bibliográfico e conversa com teorias de Hooks (2013), Geraldo (2021) e Lemos e Gomes (2023), as quais conversam entre si e colaboram com a presente escrita.