O presente relato de experiência na modalidade artigo descreve a vivência de residentes do subprojeto do curso de Licenciatura em Turismo EaD (Ensino a Distância), da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), no Programa de Residência Pedagógica (PRP) da CAPES 2022-24. O relato detalha atividades desenvolvidas na FAETEC Escola Técnica Estadual (ETE) Helber Vignoli Muniz (HVM) - escola-campo situada no município de Saquarema, estado do Rio de Janeiro. Este teve como objetivo geral relatar as atividades e ações pedagógicas desenvolvidas no âmbito do subprojeto nas categorias das ações pedagógicas, Preparação e Plano de Aula. A metodologia constitui uma pesquisa qualitativa e descritiva que consiste nos elementos da experiência das residentes do núcleo, durante as duas primeiras fases do subprojeto. Os principais resultados dessa experiência neste primeiro e segundo módulo do RP destacam a importância da ambientação e da regência no contexto educacional para a articulação das aprendizagens teórico-práticas fundamentais na formação de professores e o desenvolvimento de habilidades e competências dos licenciandos para o exercício docente na área, repercutindo em estudos, pesquisas e trabalhos interdisciplinares.