Sob a perspectiva da Psicologia genética, a construção ativa do conhecimento pelo aluno, ocorre por meio de interações com o ambiente e com outros indivíduos. A avaliação diagnóstica nessa perspectiva se alinha a princípios que buscam entender como cada aluno constrói seu conhecimento e como está progredindo em sua jornada de aprendizado. Esse estudo tem o objetivo realizar e analisar diagnóstico de crianças do 3º ano Ensino fundamental I, quanto a noção de quantidade, noção de tempo, noção de espaço e a psicogênese de leitura e escrita. Participaram 16 crianças de ambos os sexos, de 7 a 8 anos de idade, de uma Escola Municipal da cidade de Formosa, do estado de Goiás. Essa é uma investigação em andamento, e apresenta alguns resultados parciais. A primeira atividade realizada foi a prova operatória da noção de conservação de quantidades também conhecida como noção de conservação operatória. A segunda atividade realizada com as crianças foi a noção de espaço; a terceira foi a noção de tempo e a última foi a psicogênese da leitura e escrita. Todas essas atividades foram inspiradas no referencial teórico construtivista e parte do pressuposto que as crianças constroem essas noções, e que ao realizá-las com as crianças é possível inferir que nível de desenvolvimento elas se encontram quanto a essas noções, contudo como se trata de um estudo em andamento os resultados ainda não foram analisados. Tal prática abre a possibilidade de discutir a importância do diagnóstico no campo da educação.