O presente relato apresenta a vivência de graduandas do curso de licenciatura Plena em Pedagogia, da Universidade Federal Do Pará – UFPA, no Programa Residência Pedagógica - RP edição 2022. O objetivo deste relato, é descrever as vivências obtidas no programa, e suas contribuições para a formação inicial de alunos da graduação, segundo as perspectivas das residentes inseridas na escola-campo. A metodologia foi elabora de acordo com os diálogos compartilhados pelas residentes no primeiro módulo – observação - do subprojeto. O relato é fundamentado segundo as ideias de SAVIANI (2011), VÁSQUEZ (2011), Bondía (2002) e Marcelo (2009), dentre outros. Destarte, culmina com os resultados que potencializam a relevância do programa para a formação e vivência da práxis no âmbito da docência das graduandas, e a grandiosidade do desenvolvimento do trabalho do professor, pois diante das situações enfrentadas pelos mesmos, utilizam-se de mecanismos que tem o poder de transformação da sociedade, além da grande importância da valorização do profissional de educação.