Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

POR UMA ABORDAGEM PEDAGÓGICA CRÍTICA NA PRODUÇÃO DE VÍDEOS DE CIÊNCIAS COM I.A.:CHATGPT E ADOBE EXPRESS- FREE ANIMATED VIDEO.

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Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

O objetivo do artigo é refletir sobre “como contribuir com a autonomia de estudantes do primeiro ano do ensino médio incentivando-os a produzir vídeos de conteúdos de química em um ambiente com Inteligência Artificial (I.A.)?”. Propõe-se explorar o potencial pedagógico da integração de I.A com uma concepção crítica de educação. Os sujeitos da pesquisa serão quinze (15) estudantes do primeiro ano do Ensino Médio de uma escola particular em Carapicuíba, região metropolitana de São Paulo. A elaboração de uma sequência didática visa guiar a produção desses vídeos sobre ligações químicas. Os resultados esperados indicam a possibilidade de a abordagem fomentar uma aprendizagem mais ativa, crítica e personalizada. Entende-se que a adoção de ferramentas de I.A., como o ChatGPT e o Free Animated Video Maker, tem o potencial de intensificar a capacidade dos estudantes de analisar criticamente informações e de compartilhá-las.

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