Este trabalho propõe apresentar a produção de um material historiográfico por meio da construção de roteiros de podcasts em conjunto com os alunos do ensino médio. Por meio desse texto, busco demonstrar o processo de construção do nosso projeto, o podcast “Além do livro”, que se propõe transformar a abordagem da história pública, e temas sensíveis em um trabalho interativo e buscando a transversalidade, além do melhor entendimento dos alunos e tornando o momento de ensino algo interessante, mas sem deixar que o tema se torne apenas um tópico de curiosidade na sala de aula. Nessa trajetória o seguinte texto expõe desde o início da estrutura inicial do projeto desenvolvido pelos alunos: Ana Beatriz de Sousa, Anamaria Domingues Oliveira e João Vittor Tomás Xavier, orientados pela professora Nara Rúbia e supervisionados pela professora Tamyris Cristina de Castro, até se tornar uma metodologia utilizado pelos alunos, Anamaria Domingues Oliveira, João Vittor Tomás Xavier e Robson Dias, com o objetivo de expandir o projeto e aprimorar sua utilidade em sala de aula.