SILVA, Cleidiane Paula Da et al.. . Anais do IX ENALIC... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/103980>. Acesso em: 21/11/2024 14:00
O trabalho tem como objetivo discutir a percepção de gestoras escolares sobre as contribuições do Programa de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), Área de Pedagogia CAFS/UFPI, para a ampliação das oportunidades de aprendizagem e desenvolvimento oferecidas às crianças bem pequenas e crianças pequenas em Instituições de Educação Infantil da cidade de Floriano - PI. Para tanto, realizamos uma pesquisa de natureza qualitativa, que adotou como instrumento de coleta de dados entrevistas semiestruturadas feitas com 03 gestoras escolares das Escolas-campo de atuação do PIBID, Área de Pedagogia CAFS/UFPI. Os resultados alcançados com a pesquisa evidenciam o quanto as atividades desenvolvidas pelas/os estudantes do PIBID nas três Escolas-campo têm sido valiosas no sentido de ampliar as oportunidades de aprendizagem e desenvolvimento oferecidas as crianças. O diálogo e a troca de experiências enriquece a organização do ensino e o trabalho realizado nas Instituições, refletindo no modo como são oportunizados espaços para pensarmos, em cooperação, as atividades que são propostas as crianças. O PIBID contribui assim não apenas para a aprendizagem e desenvolvimento das crianças, mas enriquece e amplia a formação e o desenvolvimento profissional das/os estudantes e professoras que participam do Programa em suas diversas esferas, modificando assim nossos espaços e modos de atuação. Ao longo dos meses observamos não apenas uma aproximação maior com as crianças, com as professoras e com demais agentes educativos, mas também a construção de espaços de participação e oportunidades de agência em todo o ambiente escolar.