Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

A PRODUÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS NO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID): RELATO DE EXPERIÊNCIA

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência ET 08: Formação inicial e continuada de professores
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 104712
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 2359
    "inscrito_id" => 1561
    "titulo" => "A PRODUÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS NO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID): RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "Este estudo tem o objetivo geral de identificar que conhecimentos são mobilizados por meio da produção e da aplicação de jogos didáticos por bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) Pedagogia da Faculdade de Educação de Itapipoca (FACEDI), campus da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Produzimos um relato de experiência destacando as principais vivências como bolsista do PIBID, para isso realizamos uma pesquisa bibliográfica, na perspectiva de uma abordagem qualitativa, fundamentada pelos seguintes autores: Almeida (2013); Farias et al. (2009); Luckesi (2014); Rego (2015). Compreendemos que as atividades realizadas no PIBID Pedagogia, precisamente, a produção de jogos didáticos está contribuindo e mobilizando a construção de diversos conhecimentos acerca da docência, perpassando os muros da Universidade, e alcançando os processos de escolarização de crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Nesse sentido, identificamos também a relevância desse recurso lúdico 1para a promoção de ações mais sustentáveis para o meio ambiente, além de ser uma excelente metodologia de ensino, que se evidencia como inovadora e criativa."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID1561_TB2359_20112023221758.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CARLA VITÓRIA ALBUQUERQUE OLÍMPIO"
    "autor_nome_curto" => "CARLA"
    "autor_email" => "vitoria.olimpio@aluno.uece.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 104712
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 2359
    "inscrito_id" => 1561
    "titulo" => "A PRODUÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS NO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID): RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "Este estudo tem o objetivo geral de identificar que conhecimentos são mobilizados por meio da produção e da aplicação de jogos didáticos por bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) Pedagogia da Faculdade de Educação de Itapipoca (FACEDI), campus da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Produzimos um relato de experiência destacando as principais vivências como bolsista do PIBID, para isso realizamos uma pesquisa bibliográfica, na perspectiva de uma abordagem qualitativa, fundamentada pelos seguintes autores: Almeida (2013); Farias et al. (2009); Luckesi (2014); Rego (2015). Compreendemos que as atividades realizadas no PIBID Pedagogia, precisamente, a produção de jogos didáticos está contribuindo e mobilizando a construção de diversos conhecimentos acerca da docência, perpassando os muros da Universidade, e alcançando os processos de escolarização de crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Nesse sentido, identificamos também a relevância desse recurso lúdico 1para a promoção de ações mais sustentáveis para o meio ambiente, além de ser uma excelente metodologia de ensino, que se evidencia como inovadora e criativa."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID1561_TB2359_20112023221758.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CARLA VITÓRIA ALBUQUERQUE OLÍMPIO"
    "autor_nome_curto" => "CARLA"
    "autor_email" => "vitoria.olimpio@aluno.uece.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

Este estudo tem o objetivo geral de identificar que conhecimentos são mobilizados por meio da produção e da aplicação de jogos didáticos por bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) Pedagogia da Faculdade de Educação de Itapipoca (FACEDI), campus da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Produzimos um relato de experiência destacando as principais vivências como bolsista do PIBID, para isso realizamos uma pesquisa bibliográfica, na perspectiva de uma abordagem qualitativa, fundamentada pelos seguintes autores: Almeida (2013); Farias et al. (2009); Luckesi (2014); Rego (2015). Compreendemos que as atividades realizadas no PIBID Pedagogia, precisamente, a produção de jogos didáticos está contribuindo e mobilizando a construção de diversos conhecimentos acerca da docência, perpassando os muros da Universidade, e alcançando os processos de escolarização de crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Nesse sentido, identificamos também a relevância desse recurso lúdico 1para a promoção de ações mais sustentáveis para o meio ambiente, além de ser uma excelente metodologia de ensino, que se evidencia como inovadora e criativa.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.