Este estudo tem o objetivo geral de identificar que conhecimentos são mobilizados por meio da produção e da aplicação de jogos didáticos por bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) Pedagogia da Faculdade de Educação de Itapipoca (FACEDI), campus da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Produzimos um relato de experiência destacando as principais vivências como bolsista do PIBID, para isso realizamos uma pesquisa bibliográfica, na perspectiva de uma abordagem qualitativa, fundamentada pelos seguintes autores: Almeida (2013); Farias et al. (2009); Luckesi (2014); Rego (2015). Compreendemos que as atividades realizadas no PIBID Pedagogia, precisamente, a produção de jogos didáticos está contribuindo e mobilizando a construção de diversos conhecimentos acerca da docência, perpassando os muros da Universidade, e alcançando os processos de escolarização de crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Nesse sentido, identificamos também a relevância desse recurso lúdico 1para a promoção de ações mais sustentáveis para o meio ambiente, além de ser uma excelente metodologia de ensino, que se evidencia como inovadora e criativa.