O uso de tecnologias digitais educacionais tornou-se frequente em sala, sobretudo após a pandemia causada pela Covid-19, quando as atividades didáticas e pedagógicas concentraram-se no formato do ensino remoto. Embora tenha sido perceptível o quanto a ação docente, de forma presencial, é insubstituível no processo de aprendizagem, este período evidenciou a necessidade de formação digital dos docentes, considerando o aumento da frequência do uso/necessidade das ferramentas, para a aproximação dos estudantes, que estavam fisicamente ausentes do espaço escolar formal. Considerando que nem todos os docentes têm familiaridade com as tecnologias digitais educacionais, foi feita a proposição de um curso de extensão para a formação docente em relação a várias ferramentas digitais, incluindo plataformas como o Kumospace, Gartic, Nearpod e Kahoot, e a utilização de software para gravação de vídeos, o OBS Studio. Ao dominar o uso de tais tecnologias, os educadores podem utilizar suas respectivas ferramentas para tornar o ensino mais dinâmico, principalmente no contexto remoto ou no ensino à distância, bem como no uso de tecnologias em momentos de aula na própria instituição. O curso foi proposto e hospedado em plataforma virtual, contendo vídeos com demonstração de uso de cada uma das ferramentas e um e-book com explicações foi disponibilizado para os participantes do curso. Isso destaca o potencial dos recursos tecnológicos atuais como ferramentas de ensino flexíveis, adaptáveis a diferentes práticas pedagógicas.