Este estudo tem como objetivo investigar o potencial do Programa Residência Pedagógica para o processo formativo dos estudantes de licenciaturas. Integrado a Política Nacional de Formação de Professores, o Programa de Residência Pedagógica é uma das ações da Capes que tem como objetivo proporcionar o aperfeiçoamento do estágio curricular supervisionado nos cursos de licenciatura de todo o Brasil, promovendo a imersão desses graduandos em escolas públicas de Educação Básica. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com abordagem exploratória-descritiva, por descrever o comportamento dos fenômenos, estabelecer relações entre as variáveis e possibilitar ao investigador maximizar seu conhecimento acerca de determinado fenômeno ou problemática (TRIVINÖS, 2000). Para a coleta de dados foi aplicado um questionário no formato google forms composto de seis questões com alternativas e uma pergunta aberta aos professores-orientadores pertencentes a Universidade de Pernambuco. Como resultados podemos inferir que o grande potencial que o Programa Residência Pedagógica proporciona aos futuros professores é primeiramente compreender os seus papéis como docentes; desenvolver sua práxis reflexiva a partir das necessidades dos alunos em sala de aula que estiverem trabalhando procurando transformar a si mesmos como docentes e as suas realidades a que estão inseridas.