O presente trabalho emergiu de um antigo incômodo que minha carreira como professora e como enfermeira na atenção básica já me trazia e que nos últimos anos despertou a atenção de parte da opinião pública: o quão impactante foram ações negacionistas para o comprometimento das coberturas vacinais no país, acentuando as incertezas e descredibilizando a ciências. Visto o papel do professor de ciências na formação crítico reflexiva dos educandos e o quão deficitário se mostra a formação de professores em combate ao negacionismo e ações de imunoprevenção, objetivamos nesta pesquisa elaborar um curso de capacitação sobre imunoprevenção para professores em formação inicial e continuada de ciências e biologia. Para tal propusemos uma sequência de atividades dinâmicas contendo podcasts, vídeos, rodas de conversa e jogos autorais divididos em quatro encontros. Os jogos incluem um “jogo da memória vacinal” e um “detive vacinal. Resultados: Foi possível elaboração de um recurso didático dividido em 4 momentos que podem ser utilizados para formação de professores, de agentes comunitários de saúde e alunos do Ensino Básico. Conclusão Consideramos que nossa proposta forneceu subsídios para os educadores utilizarem em sua pratica recursos para promover educação em saúde na Escola.