O resumo expandido tem como objetivo apresentar as vivências do Programa Residência Pedagógica, em especial, refletir sobre os métodos de ensino durante a realização de uma oficina remota sobre os gêneros textuais diário e carta pessoal. Como embasamento teórico, fundamentou-se em Marcuschi (2007) para abordar alguns aspectos sobre os gêneros textuais, em Azevedo (2017) para tratar sobre a educação através dos meios digitais de comunicação e na BNCC para estabelecer um diálogo entre as tecnologias e o ensino. Como metodologia, tem-se uma abordagem qualitativa do tipo indutivo, visto que foi feito uma observação do desempenho dos alunos em relação ao acesso às aulas e envio de atividades por meio de recursos tecnológicos. O resumo expandido teve seu objetivo alcançado, uma vez que os alunos surpreenderam ao demonstrar domínio das plataformas selecionadas para a execução das atividades e do conteúdo a ser ministrado. Portanto, foi observado que o processo de ensino-aprendizagem por meio de metodologias ativas como o uso de ferramentas online pode ser um meio de contribuir com a educação.