O objetivo da pesquisa foi compreender a visão dos professores, de uma escola da rede pública de ensino, sobre a avaliação da aprendizagem e como os mesmos concebem esse processo em sua prática pedagógica. A metodologia do trabalho configurou-se em investigar as práticas de avaliação da aprendizagem durante o Programa de Residência Pedagógica (PRP)/Subprojeto Biologia, em turmas do 6º e 7º ano de uma escola campo e analisar sua efetividade na formação de professores, através de elementos subjetivos da própria experiência, como a observação, a reflexão, o estudo, a imersão, o planejamento de aula, a regência e os eventos formativos experienciados durante este primeiro módulo do PRP, edital CAPES nº 024/2022. A coleta de dados foi realizada a partir da análise dos instrumentos avaliativos utilizados na escola campo: testes, provas, atividades, trabalhos realizados em sala - tanto individuais quanto em grupos, cartazes, colagens e recortes, além de levá-los para a sala de vídeos, em que assistem vídeo aulas sobre os objetos de conhecimentos estudados. É possível também destacar que no cenário da escola investigada, por meio de elementos subjetivos da própria experiência, como a observação, a reflexão, o estudo, a imersão, o planejamento de aula, regência dos residentes, foi possível perceber que esses profissionais ainda têm a concepção de avaliação como uma questão pontual, diagnóstica, classificatória e o produto final de um processo de ensino e aprendizagem.