A adesão ao Programa Residência Pedagógica (PRP) pela Universidade Estadual de Goiás (UEG) expressa um conjunto de esforços institucionais que busca valorizar e qualificar a formação de professores no Estado de Goiás, por meio do compromisso de trabalho colaborativo entre a universidade e as escolas de educação básica. Duas importantes ações contribuíram para a institucionalização do PRP na UEG: a criação do Programa de Bolsa de Incentivo à Docência e Acompanhamento ao Discente (Bidad), como contrapartida institucional para a valorização de docentes voluntários e o reconhecimento da carga horária das atividades desenvolvidas pelo discente no PRP, como horas de Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório. Entre os desafios vivenciados, destaca-se o acompanhamento dos subprojetos pela coordenação institucional, desafio que vem sendo superado por meio da utilização das Tecnologias Digitais. Outro importante desafio foi a condução do projeto durante o período de isolamento social, causado pela pandemia da Covid-19. Adaptar-se ao uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação, no preparo de aulas e atividades, falta de acesso ou da qualidade de acesso, para residentes e alunos da educação básica que dependeram da internet e plataformas digitais para acompanhar o ensino remoto, além da evasão nos cursos e problemas de ordem psicológica e emocional entre os estudantes foram dificuldades enfrentadas na execução do projeto institucional. As dificuldades encontradas não impediram o alcance dos objetivos propostos nos Projetos Institucionais sendo diversas as possibilidades teórico-práticas proporcionadas pelo Programa e a ressignificação dos estágios supervisionados obrigatórios na UEG.