O presente trabalho traz ponderações formativas do período de transição das aulas remotas para o retorno presencial, onde através da prática pedagógica teve por objetivo conduzir as(os) alunas(os) do curso de Pedagogia (bolsistas), para ser inseridas(os) ao campo profissional da atuação docente em consonância com os objetivos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, vinculado ao Departamento de Ciências da Educação – DCIE, da Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC, Ilhéus – Bahia. Nesse contexto, foi estabelecido a importância dos saberes acerca das práticas colaborativas, entre professores (supervisores), professores das duas escolas e as(os) estudantes bolsistas, para minimizar as dificuldades encontrados no retorno das crianças e adolescentes ao ensino e a aprendizagem da alfabetização e da noção matemática. A partir da proposta do “Subprojeto de Pedagogia”, materializado através da abordagem qualitativa, da pesquisa exploratória, bibliográfica e de análise documental, além do procedimento metodológico de âmbito etnográfico com o intuito de dispor as(os) discentes de Pedagogia o aprofundamento nos saberes científicos. Ancorando-se nos fundamentos da Teoria Sócio-histórico-cultural de Vygotsky (2008), considerando os enfoques epistemológicos, cujos aspectos dialogam espontaneamente com esse estudo, teve início os projetos de intervenção nas escolas atentando para a elaboração de um currículo vivo e transformador para a formação de cidadãos letrados.