O presente trabalho visa apresentar algumas reflexões que estão sendo tecidas na dissertação que está sendo desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. O estudo tem como temática os Livros Didáticos na Educação Infantil a partir do Plano Nacional do Livro e do Material Didático - PNLD 2022. Possui como problema de pesquisa a seguinte pergunta: Quais concepções sobre infâncias e Educação Infantil circulam nos Livros Didáticos para a Educação Infantil no Edital do PNLD nº 02/2020 e quais efeitos produzem na condução da docência? Diante isso, ressalto que o objetivo geral da dissertação é analisar as concepções sobre as infâncias e a Educação Infantil que são veiculados e produzidos nos Livros Didáticos para a Educação Infantil aprovados pelo PNLD 2022 e seus efeitos na condução do trabalho docente da Educação Infantil. A pesquisa está sendo desenvolvida através de uma metodologia qualitativa documental. Importante salientar que esta pesquisa transcorre dentro da perspectiva pós-estruturalista, com aproximações com o pensamento de Michel Foucault. Em razão disso, utilizamos como ferramenta analítica, apoiada em Foucault, o conceito de governamento biopolítico. No momento a pesquisa encontra-se em processo analítico. Nesse sentido ressalto que a pesquisa ainda não foi concluída em sua totalidade, mas acreditamos que as discussões iniciais são potentes para refletir sobre os efeitos que o Livro Didático na Educação Infantil ocasiona no currículo e na prática pedagógica das professoras desta etapa da Educação Básica.