O processo avaliativo está presente no sistema educacional formal desde seus primórdios, tendo como propósito realizar uma métrica dos estudantes, avaliando-os de acordo com o ano em que estão cursando. Estudantes em cursos de Licenciatura podem enfrentar dificuldades em elaborar instrumentos avaliativos, pois suas experiências são poucas. Este trabalho tem por objetivo verificar a diversidade de instrumentos avaliativos utilizados pelos residentes pedagógicos no projeto interdisciplinar do Programa de Residência Pedagógica do Instituto Federal Farroupilha, Campus Panambi, no ensino e aprendizagem de Ciências da Natureza, nos anos finais do Ensino Fundamental. Foi realizada uma pesquisa documental nos planos de aula de 13 residentes, os dados coletados foram analisados de forma qualitativa, diferenciando-os de acordo com sua dimensão (diagnóstica, formativa e somativa). Pôde-se observar que a variabilidade de instrumentos acontece majoritariamente nas funções diagnóstica e formativa. Contudo a somativa não deixa de ser pensada, pois mesmo com regras impostas por algumas escolas como fazer uso de prova descritiva ou objetiva, ainda assim foram utilizados uma versatilidade de instrumentos. Conclui-se que a avaliação é parte importante da formação dos sujeitos envolvidos no processo de ensino e aprendizagem, pois é a partir dela que o professor consegue identificar se os objetivos estão sendo alcançados e se o estudante está conseguindo internalizar os conhecimentos. Faz-se necessário que o tempo de planejamento do professor seja levado em consideração, para que consigam realizar a avaliação pensando em cada sujeito presente na sala de aula.