A presente pesquisa tem como objetivo evidenciar as práticas utilizadas pelos docentes de Língua Portuguesa, em relação ao desenvolvimento e aprimoramento da leitura em sala de aula, envolvendo os estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental II – Anos Finais, através do Subprojeto Ler e escrever sem doer – o sabor do texto revelado através da literatura, desenvolvido na Escola Municipal Dr. Iramilton Leite, por meio do Programa de Residência Pedagógica (PRP), da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL), Campus IV. Nosso intuito é fazer uso das observações feitas a partir da prática docente, destacar os métodos aplicados para desenvolver o hábito da leitura e consequentemente da escrita, como também contribuir para que essas práticas sejam efetivas e tenham êxito. Os grandes benefícios que a leitura oferece para a vida do estudante são indispensáveis, justificando a realização de um projeto de pesquisa sobre o tema em questão. Mas, sobretudo, são a desvalorização e o desinteresse por essas práticas os reais motivos desse trabalho, sendo necessário mudar essa realidade, visto que “... a tônica da escola deveria ser a leitura, num trabalho que fizesse do hábito de ler uma coisa tão importante como respirar.” (ZIRALDO, 1988, p.27). É inegável a importância da abordagem sobre a alfabetização e o letramento, amplamente discutida, mas, ainda, tão frágil no cotidiano da sala de aula. Aspecto esse que justifica a defasagem na proficiência da leitura, afinal, alfabetizar letrando caminham paralelamente, são os áses desse imenso baralho. De acordo com os dados estatísticos o não domínio da leitura é algo que assombra a sociedade já há bastante tempo e com o advento da pandemia os desafios de encantar e incentivar os estudantes à leitura tornaram-se quase intransponíveis. Mas cabe “à escola e aos professores que são essenciais na influência sobre a leitura no aluno, orientar, mais precisamente, despertar o gosto para o ato de ler.” (FREIRE, 1995, p. 17) e “a característica básica ante o texto é o objetivo do leitor, ou seja, o leitor deve extrair do texto uma informação. Sabendo fazer isso, já é um grande passo para que o leitor comece a ter o gosto pela leitura”. (GERALDI, 1984, p. 73). O objetivo geral, já supracitado, trata de uma análise das atividades docentes, para o aprimoramento e estímulo da leitura nos estudantes, onde serão identificadas as dificuldades do docente no desenvolvimento dessa prática e o reconhecimento que atribuem para o letramento; exploração de teorias e modelos sobre o processo de leitura no contexto educacional e a contribuição com atividades de interpretação de textos como forma de aperfeiçoar a habilidade leitora dos alunos, além de procurar estimular nestes últimos o deleite por essa prática. O presente projeto é uma pesquisa-ação, cujo objetivo principal é interferir na realidade estudada e modificá-la. Trata-se de uma pesquisa de campo e de cunho qualitativo, onde observaremos como os professores estão introduzindo a leitura em suas aulas; as dificuldades apresentadas em seu desenvolvimento e qual o nível de interesse dos discentes. Coletaremos os dados, através da participação nas aulas e entrevistas com a gestão, os professores responsáveis e os alunos, dados que, em seguida, serão devidamente analisados. Após a análise de todas as informações, realizamos oficinas voltadas para a leitura e escrita, onde apresentamos a importância dessas práticas, perspectivando ajudar os estudantes que apresentam dificuldades e despertar o prazer pela leitura, principalmente dos que ainda não se sentem motivados. A realização de palestras e trabalhos envolvendo a leitura, para os alunos se encantarem com o mundo literário. Vale destacar que o projeto foi pensado com a finalidade de mudar a realidade encontrada, pautada na leitura, e mais do que isso, instigar nos alunos o ato de ler como um exercício a ser feito continuamente, para além das atividades em sala de aula. Como base teórica para o tema em questão, esse projeto de pesquisa baseia-se nos seguintes autores: Ziraldo; Umberto Eco; J.W. Geraldi; I. C. B. Neves; Isabel Solé; Paulo Freire; Ana Paula Peres Raimundo; Marcel Proust; Luiz Carlos Cagliari e Rangel & Rojo, que contextualizam o tema supracitado. Os resultados obtidos no decorrer da pesquisa mostram pontos negativos, tal como o número reduzido de leitura, revelando que esta ainda precisa receber a devida atenção, devendo tornar-se uma prática constante na (s) escola (s) e criar no discente o desejo por este universo literário. A alfabetização tardia ainda compõe a realidade atual. E como pontos positivos, houve o melhoramento da leitura de alunos que apresentavam dificuldades; o engajamento nas oficinas com os textos propostos, o encanto que mostraram com as palestras e a boa produção de textos. É notável pontuar que os fins alcançados a partir deste projeto foram de grande importância, mesmo que ainda precise melhorar, principalmente pelo fato de ter ressignificado o pensamento dos estudantes sobre a leitura ser algo chato e cansativo, transformando-a numa prática prazerosa e divertida, mesmo diante dos obstáculos encontrados. Terminamos com a ideia de ter contribuído para minimizar a realidade apresentada, como o letramento literário ou alfabetização. Buscou-se não só conhecer as alternativas usadas pelos professores, mas também inserir ações que contribuiu para o acesso efetivo desses estudantes ao mundo das letras. REFERÊNCIAS GERALDI, J. W. O texto na sala de aula. Cascavel: Assoeste, 1984. FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 30. ed. São Paulo: Cortez, 1995. ZIRALDO. A escola não está preparada para a mágica da leitura. Nova Escola, São Paulo: Abril. n. 25. p.26-29. out 1988.