BARROS, Claudia Vargas Torres De et al.. . Anais do IX ENALIC... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/104316>. Acesso em: 21/11/2024 15:10
A implementação do NEM no estado do Rio de Janeiro ocorreu de maneira célere e em um período pandêmico. E isso restringiu as discussões acerca da seleção de conteúdos e construção da nova proposta curricular para o NEM que, não só, considerasse os aspectos culturais, sociais e de identidade das diversas comunidades escolares com, também, a contribuição de professores e pesquisadores das áreas de currículo e de ensino de química. Com isso, foi construído um currículo que compactou a a maioria dos conteúdos específicos de química, antes estudados em três anos em dois anos, e que ainda incluiu conteúdos da área de ciências da natureza. Além disso, a falta de detalhamento de alguns conteúdos permite diversas inferências em como abordá-lo, sugerindo, por vezes uma abordagem rasa e sem a preocupação com conceitos prévios, ou seja, conceitos que deveriam servir de fundamentação para a aprendizagem de novos conceitos.