RESUMO O artigo apresenta uma vivência como bolsista de iniciação à docência (IDs), no subprojeto: “Cultura digital e tecnologias digitais móveis: práticas interdisciplinares no Ensino Fundamental”, vinculado ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). O subprojeto integra o Núcleo PIBID do Curso de Pedagogia da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Departamento de Educação, Campus X, que tem como objetivo inserir as tecnologias digitais móveis no processo ensino aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Entendemos que o avanço das tecnologias digitais na sociedade contemporânea não pode ser descartado no processo de apropriação do conhecimento pelos sujeitos na cultura digital. O relato de experiência é oriundo das intervenções pedagógicas realizadas na Escola Municipal Recreio em Teixeira de Freitas - BA. A reflexão da experiência se deu a partir dos autores: Bonilla e Pretto (2015); Coscarelli e Ribeiro (2017); Ferreiro (2000); Freire (2003); Martins (1983); Soares (2021); Kenski (2012). Assim, são descritas as atividades desenvolvidas com práticas de leitura e escrita nos anos iniciais do Ensino Fundamental, considerando o que foi possível ser realizado devido às poucas tecnologias digitais na escola. Destaca a imersão das crianças na cultura digital por meio dos celulares de seus familiares no acesso aos jogos e ao Tik Tok. A reflexão das ações realizadas permite inferir que elas trouxeram contribuições tanto para o processo de ensino e aprendizagem das crianças envolvidas, quanto para a bolsistas do PIBID, licencianda em Pedagogia, no futuro exercício da docência atenta às demandas da sociedade contemporânea.