As cartas pedagógicas foram amplamente utilizadas por Paulo Freire, que gostava de escrevê-las aos educadores, proporcionando momentos de reflexão, orientação e transformação da prática educativa em busca de uma educação mais libertadora e emancipatória. Com base nessa concepção e nos subsídios de outros autores, a ideia foi proposta aos estudantes do Programa de Residência Pedagógica (2002 – 2024), no módulo de Educação Infantil, com o objetivo de que a escrita sobre a prática, com base em um roteiro orientador, os ajudasse a refletir sobre os conhecimentos, habilidades e atitudes desenvolvidas, articulando saberes diante dos desafios apresentados pelo ambiente escolar, principalmente em sala de aula. Como resultado, este artigo apresenta a dinâmica da elaboração e trechos presentes nos relatos e reflexões expressos nas cartas produzidas pelos residentes, permitindo aos leitores apreciarem o processo vivido por eles a partir de suas palavras, frases e textos, repletos de gratidão, sonhos, criatividade e perspectivas futuras. Esses elementos conferem sentido à prática educativa que estão construindo em seu processo de formação.