Neste texto “Mundos Matemáticos: constituindo propostas a partir da perspectiva de alunos da Educação Básica da Escola Estadual Alice Loureiro”, apresentamos um relato de experiência que buscou investigar as perspectivas de alunos da Educação Básica sobre a Matemática, coordenado pela professora Caroline Mendes dos Passos e realizado por residentes do Programa Residência Pedagógica na Escola Estadual Alice Loureiro. O objetivo foi compreender as visões dos alunos por meio de questionários. Como referencial teórico, fizemos uso de um texto que relata uma experiência semelhante, aplicada a estudantes dos cursos de Bacharelado e Licenciatura em Matemática. Os resultados revelaram que muitos consideram a Matemática difícil, mas também reconhecem sua importância, associando-a a cálculos e números. As atitudes dos professores, como explicações e dinâmicas, foram valorizadas, enquanto métodos menos explicativos foram menos apreciados. A Matemática foi vinculada ao cotidiano, com termos como “compras” e “dinheiro”, e também a jogos, considerados “divertidos” e “legais”, embora algumas palavras negativas tenham surgido. Os alunos percebem a Matemática como essencial na sociedade, destacando sua necessidade. A ideia de um “Mundo Matemático” foi variada, abrangendo complexidade e tecnologia. Em suma, o estudo destaca a diversidade de visões dos alunos sobre a Educação Matemática, enfatizando a importância de métodos inovadores e contextuais em sala de aula.