Esse trabalho objetiva apresentar um relato de experiência, tendo o recurso pedagógico audiovisual como um texto multimodal, para o desenvolvendo da habilidade EF69LP44. Segundo SOUZA (2007), existem vários modos de representação semiótica, linguagem verbal e não verbal. O autor clássico da semiótica social, NORRIS (2004), parte do princípio de que para compreender o processo de comunicação se faz necessário investigar tanto os canais visuais de comunicação quanto os canais verbais. Nesse sentido, o filme se torna um texto multimodal, possuindo vários modos de representação verbal e não-verbal, interagindo integralmente na construção de sentido. Para a realização do trabalho, foram realizadas as atividades do livro didático da 9a série — Língua Portuguesa, unidade 1 - Contando grandes histórias: Romances, pág. 23, o filme Extraordinário e debate. Em seguida, foi desenvolvida a análise do que foi falado pelos estudantes para uma condução lógica diante da fundamentação teórica da pesquisa. O filme foi a porta de entrada para o desenvolvimento da habilidade EF69LP44. As narrativas apresentadas no debate possuíam a justificativa de brincadeiras inofensivas, dizeres que se assemelham à percepção empírica e ao senso comum da naturalização de ofensas e de preconceitos, utilizando-se do eufemismo e do humor. Ao encerramento do debate, observou-se que as ofensas proferidas entre eles, estavam associadas ao comportamento defensivo e de vingança perante o comportamento e as atitudes do outro. Nesse sentido, o trabalho pretende proporcionar possibilidades de práticas docentes visualizando o cinema como texto multimodal para o desenvolvimento da habilidade EF69LP44, inferindo valores sociais e humanos.