Sabe-se que no senso comum, as palavras “lúdico” e “ludicidade”, são rapidamente associadas com brincadeiras e diversão. Em sua definição esses termos estão diretamente ligados ao significado de “relativo a qualquer atividade que distrai ou que diverte”. Desse modo, fica evidente que entender a importância dos jogos na alfabetização é fundamental para compreender como abordagens lúdicas podem revolucionar o processo de aprendizado das crianças. No contexto educacional, os jogos têm se mostrado ferramentas poderosas para despertar o interesse, motivar a participação e promover uma aprendizagem significativa. Diante dessas considerações, este relato tem por objetivo apresentar alguns aspectos dos sobre o uso dos jogos no processo de alfabetização/letramento. Além disso, será destacado as formas pelas quais eles estimulam a curiosidade natural das crianças, promovem a aquisição de habilidades linguísticas e cultivam uma atitude positiva em relação ao aprendizado. A partir de abordagens baseadas em pesquisas e práticas pedagógicas desenvolvidas no Programa Residência Pedagógica Pedagogia – PRP da Universidade Estadual de Maringá – UEM, campus Regional de Cianorte-PR, será possível compreender como os jogos transformam o processo de alfabetização em uma experiência estimulante e repleta de conquistas, moldando as futuras bases de uma educação sólida e duradoura.