O documento abrange os dois primeiros módulos do PRP, descrevendo atividades como imersão na escola-campo, observação de aulas, elaboração e avaliação de atividades, participação em eventos da escola e condução de aulas sob supervisão. A metodologia baseou-se em conteúdos fornecidos pela professora preceptora integrando Geografia, História e Arte. As aulas incluíram momentos teóricos e práticos, com linguagem acessível e abordagens lúdicas para facilitar a compreensão dos alunos. Três aulas sequenciais trataram de diferentes aspectos da cartografia, envolvendo os alunos de maneira colaborativa e dinâmica. A relevância do PRP na formação dos licenciados é discutida, pois proporciona uma conexão entre teoria e prática, permitindo que os estudantes compreendam os desafios da educação básica. O programa é visto como uma oportunidade valiosa para aprimorar habilidades profissionais e adaptar a prática docente à realidade das salas de aula. O PRP foi considerado um catalisador para o desenvolvimento da prática docente, auxiliando os futuros professores a enfrentar desafios e estabelecer uma conexão significativa entre teoria e prática. Em conclusão, o PRP desempenha um papel significativo na formação dos residentes, integrando teoria e prática de forma dinâmica e contextualizada. A vivência proporcionada pelo programa contribui para a confiança e preparação dos futuros professores para atuarem de maneira eficaz no ambiente escolar real.