O presente trabalho é fruto de estudos, reflexões e discussões que ocorreram durante os encontros dos grupos de estudos sobre teoria e prática na formação inicial docente durante as experiências no Programa Residência Pedagógica (PRP) - módulos 1 e 2 da edição 2022-2024 - subprojeto Geografia do curso de Licenciatura em Geografia do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia (IFMG) - campus Ouro Preto. A experiência descrita foi desenvolvida em uma turma do 1º ano do EJA da escola-campo: Escola Estadual Ouro Preto (EE Ouro Preto), situada no município de Ouro Preto em Minas Gerais. O trabalho discute a importância da formação de professores além do simples aprendizado de conteúdos, destacando o papel fundamental da reflexão crítica e da construção contínua de uma identidade pessoal na prática docente. O texto ressalta o desafio enfrentado pelos licenciandos - futuros professores ao lidar com uma quantidade pequena de alunos em uma sala de aula na EJA, mas destaca como essa situação proporcionou oportunidades de reflexão crítica e construção de conhecimento em cada ida à escola-campo.