Educação em saúde é um processo que exige a mobilização de conhecimentos, atitudes e valores voltados para o saber cuidar de si e do outro em relação à saúde e bem-estar, o que resulta em uma melhoria de qualidade de vida tanto individual quanto coletiva, tendo a escola como espaço privilegiado para sua prática. Neste trabalho são compartilhadas experiências vivenciadas no contexto do Programa Residência Pedagógica, no núcleo de Biologia/Ciências, do Instituto de Estudos Costeiros da UFPA. Trata-se de um relato de experiência elaborado a partir de memórias registradas em memorial de formação, usado como instrumento de pesquisa-ação-formação. Foi desenvolvida uma sequência didática voltada para uma aprendizagem significativa e letramento científico com o objetivo de promover a educação sexual na escola a partir de ações de ensino-aprendizagem com compartilhamento de informações confiáveis sobre IST/HPV ligadas aos objetos de conhecimento vírus e vacina. O Residência Pedagógica tem proporcionado uma rica experiência de como trabalhar mesmo temas sensíveis e que ainda são tabus em algumas escolas. Nossa experiência mostrou que a abordagem destes objetos de conhecimento mediante a combinação de diferentes estratégias de ensino como, aulas expositivas-dialogadas a partir de perguntas motivadoras e o uso de recursos audiovisuais, leitura e discussão de texto, simulação lúdica de processos e técnicas realizadas pelos cientistas, elaboração de produto audiovisual e folder pelos alunos, conseguiu propiciar um ambiente acolhedor e seguro, tão importante no trabalho envolvendo educação sexual, e que oportunizou a participação ativa dos alunos e aumentou a conscientização deles sobre práticas saudáveis.