A presente proposta pedagógica tem como objetivo principal contribuir a partir do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência PIBID/UFPA, a desenvolver metodologias para auxilio de Professores de Geografia, assim elaboramos alternativas para trabalhar o objeto do conhecimento "Urbanização" para o 7° ano do Ensino Fundamental em Escola do campo, haja vista, portanto, devido a Escola está localizada na zona rural é perceptível que tanto a infraestrutura da mesma, como o ensino pedagógico ainda enfrentam dificuldades, não só para os professores mas também para os alunos, diante dessas questões, propomos dois objetivos específicos: o uso de charges como recurso visual para relacionar o assunto a partir de sua vivência e cultura e fazer a amostragem de uma forma mais criativa e dinamizada, além disso, a segunda proposta visa construir uma atividade de campo, com a finalidade aludir os conceitos já abordados com as charges de forma prática, ou seja, na realidade, por fim, esperamos ter êxito nas finalidades e objetivos dessa proposta, tendo em vista, que a mesma inclui os alunos a partir da realidade dos mesmos: zona rural, cultura, vivencias e as limitações apresentadas tanto pelo ensino, como estrutura escolar.