O desafio da educação brasileira é a implementação da política de inclusão educacional de promoção do acesso e da qualidade, com a organização de instituições que atendam a todos os alunos sem nenhum tipo de discriminação, escolas e universidades. O presente trabalho tem como objetivo traçar o perfil de acessibilidade em escolas públicas do município de Itamarandiba – MG. Estudo quantitativo, descritivo e de corte transversal. A amostra foi composta por 14 (catorze) escolas públicas de Educação Básica do município de Itamarandiba – MG. Foi elaborado um questionário pelos próprios pesquisadores e inserido no Google Forms com questões fechadas e abertas. Foi realizada estatística descritiva com valores em frequência real e absoluta através do Statistical Package for the Social Sciences - SPSS versão 26.0 para Windows. A maioria das escolas (92,8%) possui estudantes matriculados público alvo da Educação Especial. Somente em uma escola não há estudantes com deficiência e/ou transtornos. Apenas 4 (28,6%) das escolas possuem Salas de Recursos Multinfuncionais. Verificou-se a presença maciça dos profissionais de apoio (13 escolas – 92,9%). Foi possível perceber a falta de Salas de Recursos Multifuncionais para atendimento aos estudantes com deficiência e/ou transtornos no município pesquisado. Na contramão da pequena quantidade de Salas de Recursos Multifuncionais, a presença de profissionais de apoio é maciça nas escolas regulares comuns que recebem o público alvo da Educação Especial. Foi possível depreender que ainda faltam pesquisas com relação à formação e atuação dos profissionais de apoio nas escolas regulares comuns.