Este artigo tem como objetivo descrever ações do Programa de Residência Pedagógica (PRP 2022-2023), do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) no contexto das escolas públicas de Ensino Fundamental II e Ensino Médio, problematizando práticas de natureza profissional como ato político de formação de professores compreendendo os efeitos dessa formação nas práticas escolares na Amazônia. O PRP de Matemática envolve a imersão de 18 licenciandos nas escolas como ação do subprojeto Práticas formativas em Matemática na educação básica: experiências em escolas públicas de Porto Velho, o qual visa o aprofundamento da formação na relação entre o conhecimento acadêmico e o conhecimento escolar. A abordagem teórico-metodológica tem base nas ideias filosóficas de Ludwig Wittgenstein. Para Wittgenstein não existe nada fora da linguagem, o que oportuniza o trabalho com jogos de linguagem. Essa base metodológica abre a pesquisa para momentos de ressignificações de práticas escolares. Com essa abordagem na pesquisa, os caminhos foram ao encontro dos significados, e de ressignificados, para isso foram realizadas rodas de conversas, seminários com residentes, com a participação de professores preceptores das escolas e docentes da universidade. O texto descreve falas (jogos de linguagem) dos participantes não para interpretar, mas para problematizar através de rastros traçados pela pesquisa. Apresentamos a questão: como a formação inicial com vivências escolares pode potencializar a prática educativa do futuro professor? Formando o docente pesquisador da sua prática, criando aberturas para a contextualização das formas de vidas escolares amazônicas.