A Residência Pedagógica é um um programa nacional financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES que visa fortalecer a formação de estudantes dos cursos de licenciatura, permitindo um maior contato com a sala de aula antes de terminarem o curso. O subprojeto vinculado ao curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Goiás tem como temática: Educação em Sexualidade e Gênero. O objetivo deste trabalho é descrever de forma crítica as experiências do primeiro autor como professor de Biologia em formação, com base nas aulas ministradas em uma escola de Goiânia, a partir de temáticas vinculadas ao campo da educação em gênero e sexualidade, a fim de refletir sobre suas contribuições para a formação inicial de professores e dos estudantes da educação básica. Para apropriação do conhecimento, as reflexões seguiram as ideais do pensamento Freiriano e das discussões de gênero, sexualidade e educação. Foram ministradas duas aulas: na primeira abordou-se o Machismo, a Misoginia e a Heteronormatividade; já na segunda aula, o Feminismo, o Patriarcalismo e a Teoria Queer. Como resultados, houve boa participação dos estudantes e a maioria demonstrou interesse frente a temática, o que mostra que a discussão é relevante para a construção dos indivíduos como cidadãos críticos capazes de entender a diversidade e visualizar as conquistas que foram e ainda necessitam ser traçadas para que todas as pessoas alcancem seus direitos.