O relato de experiência traz uma reflexão acerca das atividades realizadas na escola por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). As práticas pedagógicas foram fundamentadas na Pedagogia Histórico-Crítica, que busca relacionar o conhecimento científico com a realidade cotidiana das crianças, reconhecendo que os seres humanos se desenvolvem historicamente e socialmente, e é por meio do trabalho que a humanidade se diferencia das demais espécies e transforma a natureza para sobreviver. O conhecimento científico, transmitido ao longo do tempo, é registrado por meio da escrita, tornando as práticas de leitura e escrita cruciais para que as crianças compreendam o mundo e criem novos conhecimentos. As atividades baseadas na Pedagogia Histórico-Crítica proporcionaram aos pibidianos uma visão mais crítica sobre o planejamento pedagógico, que é o ponto de partida para que as atividades aconteçam. Portanto, as atividades fundamentadas nessa perspectiva de ensino proporcionaram um aprendizado significativo para as crianças ao relacionar o ensino à sua realidade social.