O Residência Pedagógica é um programa voltado para a formação inicial de professores que contempla os graduandos das licenciaturas. O propósito do programa é que os residentes sejam imersos na realidade escolar, a fim de que possam colocar em prática os aprendizados teóricos adquiridos durante a vida acadêmica e tenham suas próprias experiências enquanto professor, vivenciando o ambiente escolar e o cenário educacional atual. Com isso, os benefícios e as possibilidades são muito evidenciados por todos da comunidade científica e educacional, por ser esta uma grande conquista na formação de professores. Entretanto, pouco se fala sobre as dificuldades e os desafios que os alunos de graduação encontram durante o processo de imersão na escola e o quanto pode se tornar difícil conciliar a graduação com o programa. Pensando nisso, dois residentes do curso de Licenciatura em matemática da Universidade Federal de Viçosa-UFV, que atuam no Colégio de aplicação Cap- COLUNI, buscam, através de seus relatos de experiência, expor suas trajetórias na Residência Pedagógica e tentar evidenciar quais foram os desafios e as possibilidades encontrados por eles durante esse processo.