O trabalho se refere a um Experimento Didático, desenvolvido no Projeto denominado Residência Pedagógica (RP), no qual os estudantes do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal Farroupilha – campus de Frederico Westphalen / RS, irão aplicar várias ferramentas de ensino a estudantes do Ensino Médio, que compõem a escola parceira do Projeto, sendo ela a Escola Estadual de Educação Básica Sepé Tiaraju localizada na mesma cidade. Serão feitas atividades que possam contribuir para a aprendizagem e conscientização da educação financeira no âmbito familiar. Este artigo irá se utilizar da análise de erros para refletir sobre o conhecimento dos alunos no decorrer das atividades. Com o intuito de melhorar a análise no decorrer do processo é de suma importância frisar para que o aluno não apague o desenvolvimento das atividades, buscando assim compreender o raciocínio utilizado no desdobramento das questões pois, julga-se necessário pesquisar com mais afinco os erros cometidos e buscar entender o porquê. Assim, se torna possível um diagnóstico que nos mostre os principais déficits relacionados as problemáticas da educação financeira. Posteriormente é desenvolvida uma lista com as atividades que obtiveram maiores taxas de erros, e a partir disso, feito um feedback para os participantes do processo, com intuído de sanar dúvidas referentes ao tema. Isso garante o desenvolvimento de ensino-aprendizagem satisfatório a todas as partes participantes.