Este relato de experiência apresenta a vivência da acadêmica Valeria Cristina Oliveira Gomes da Silva, da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e do curso de Licenciatura em Letras Português e Espanhol, no Programa de Residência Pedagógica (PRP), financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Nível Superior (CAPES), realizado entre o período de outubro de 2022 a setembro de 2023, em duas turmas do 4º período do Ensino Médio Integrado ao Técnico (equivalente ao 2º ano do Ensino Médio) do ensino público federal, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) – Campus Recife. O objetivo deste trabalho é evidenciar a imersão da realidade escolar durante a residência e como se constrói a identidade profissional do residente na formação inicial docente em Letras Língua Portuguesa promovida pelo Programa de Residência Pedagógica. Como suporte metodológico, utilizamos da abordagem qualitativa da pesquisa-ação. Para fundamentar, embasamos o trabalho nas leituras de Pimenta e Lima (2012), Antunes (2003) e Luna (2021). O texto relata aspectos gerais da trajetória da residente no PRP, contextualização da escola-campo e perfil dos estudantes, atividades realizadas, desafios vivenciados e resultados alcançados na experiência da prática docente da residente. Os principais resultados indicam que a vivência da residente no IFPE possibilitou a construção da identidade docente mediante a observação da prática pedagógica da preceptora voluntária, a investigação e a reflexão do cotidiano escolar, bem como a experiência de domíno das aulas a partir das regências.