Serão apresentadas as experiências, observações e reflexões de iniciação à docência na escola Centro Educa Mais Francisco Lisboa, mais conhecida como Cejol. Essa é uma escola de tempo integral no Novo Ensino Médio, sendo assim algo extremamente relevante de ser discutido e analisado. Com o novo modelo da instituição escolar, os pibidianos aproximaram-se das vivências da escola e de atividades que são ofertadas por lá, tais como: tertúlias, clubes de protagonismos, guia de aprendizagem e entre outras. Vale ressaltar que foram adotados elementos de pesquisa quantitativos e qualitativos a fim de obter a compreensão mais abrangente do tema. A pesquisa apresenta o modelo Escola da Escolha, pensado por Antônio Carlos Gomes da Costa, esse modelo surgiu em Recife nos anos 2000, é focado na autonomia e protagonismo dos alunos e em uma construção de perspectiva do futuro desse indivíduo. Como também foram utilizadas e observadas algumas referências da metodologia de educação emancipadora, dialógica e crítica propostas por Bell Hooks e Paulo Freire aplicadas no tipo de ensino ofertado pela escola. Os resultados obtidos foram significativos, muitos alunos conseguiram refletir, debater e participar nas aulas, nos grupos de protagonismo e entre outros.