Com o objetivo de uma formação fundamentada nos princípios de ensino, pesquisa e extensão, pretendendo desenvolver habilidade de interpretação, compreensão e análise da realidade social e da prática educacional, extensionistas do Projeto Diálogos sobre a Ecotox! da Universidade Estadual do Paraná, propuseram a realização de oficina pedagógica centrada na problematização da poluição aquática. Tal atividade buscou também promover o protagonismo dos extensionistas com base em suas vivências e saberes sobre a educação ambiental. Primeiro os licenciandos realizaram uma revisão bibliográfica acerca do tema proposto, seguido de um planejamento de aplicação a qual foi organizada em quatro momentos: 1) Teatro de palitoches envolvendo a poluição aquática e os efeitos de carbamatos e organofosforados no sistema nervoso; 2) Experimento demonstrativo de como os produtos químicos lançados ao solo chegam ao ambiente aquático; 3) Explicação e visualização da fórmula molecular de pesticidas; 4) Análises químicas observadas na fatura de água e discussão das não realizadas. Dentre os aspectos observados nos licenciandos, podem citar-se: redução do receio de realizar interações, organização e planejamento de ações, vivência de experiências colaborativas e promoção do pensamento crítico.