No contexto atual de uma sociedade conectada e inundada por imagens, onde realidade e ficção se misturam, a problemática das fake news se destaca. Isso se torna particularmente relevante no âmbito da disciplina de Artes no Ensino Médio, que visa desenvolver a criticidade dos jovens imersos nas redes sociais e expostos diariamente às fake news. Este estudo de caso explora como a disciplina de Artes pode ser uma ferramenta para promover essa capacidade crítica, com base em experiências de estágio. Através da interação entre professora e alunos, seguindo a abordagem de Vygotsky, a pesquisa investiga como a educação artística pode sensibilizar os estudantes para a análise das imagens ao seu redor. Por meio de registros reflexivos pós-aula e ações práticas, o estudo busca estimular a transformação dos alunos de meros espectadores em agentes ativos, capacitados a decifrar as imagens e interpretar a sociedade em que estão inseridos. Ao integrar teorias como as de Gramsci e Vygotsky, o trabalho revela a importância de formar cidadãos críticos capazes de moldar um futuro mais consciente e positivo. O percurso dessa futura professora de Artes ilustra a contínua jornada de aprendizado que é o ato de ensinar, reforçando que o papel do educador transcende a mera transmissão de conhecimento, refletindo uma jornada mútua de crescimento e transformação.