O ensino de botânica tem por objetivo promover o entendimento e a contextualização da botânica em seus diversos aspectos. Apesar dos desafios, como o desinteresse a descontextualização, é necessário abordar essa área do conhecimento no ensino básico para diminuir a impercepção botânica. Nesse sentido, o Programa Residência Pedagógica PRP/UFU - Núcleo Biologia-Química proporciona a estudantes dos anos finais do ensino fundamental de uma escola pública estadual de Uberlândia-MG a oportunidade de participarem do Clube de Ciências, que é um espaço dedicado ao estudo da Ciência de forma contextualizada para além da sala de aula. Em um dos encontros, foi realizada uma atividade de estudo da morfologia vegetal de plantas encontradas facilmente no cotidiano dos estudantes, pois fazem parte da arborização urbana da cidade de Uberlândia-MG. Os estudantes observaram com lupas de mesa e de mão as estruturas das plantas: raízes, caule, folhas e, principalmente, flores. Foi pedido que os estudantes relatassem com desenhos e poucas palavras no caderno de bordo as observações feitas durante a atividade. Como resultados, obtivemos que os estudantes não representam as flores como elas realmente são e isso se deve ao fato de que as representações de flores nos livros didáticos e no cotidiano não condizem com nenhuma flor real. O estudo e a pesquisa de novas metodologias para se ensinar botânica é essencial para a formação de futuros cidadãos interessados pela preservação da biodiversidade e os professores de Ciências e Biologia possuem papel essencial nessa transformação.