Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

ENSINO DE ÁLGEBRA BASEADO EM FUNÇÕES: UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA COM GEOGEBRA

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 102829
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 200
    "inscrito_id" => 1473
    "titulo" => "ENSINO DE ÁLGEBRA BASEADO EM FUNÇÕES: UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA COM GEOGEBRA"
    "resumo" => "Tradicionalmente, o ensino de Álgebra foi totalmente voltado para manipulação de símbolos sem contexto, sem o uso de tecnologia e com pouca ou nenhuma ênfase na compreensão conceitual. Para solucionar deste problema uma nova abordagem conhecida por "Ensino de Álgebra Baseado em Funções" implementada no currículo de várias escolas ao redor do mundo . Com isso em mente, o objetivo deste trabalho é apresentar o relato da experiência vivida na elaboração e na execução de uma atividade experimental sobre funções de primeiro e segundo grau utilizando o aplicativo Geogebra."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID1473_TB200_20112023114621.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:08"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "WELLINGTON LORENA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "Wellington"
    "autor_email" => "wellington-lorena@unifei.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ UNIFEI (UNIFEI)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 102829
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 200
    "inscrito_id" => 1473
    "titulo" => "ENSINO DE ÁLGEBRA BASEADO EM FUNÇÕES: UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA COM GEOGEBRA"
    "resumo" => "Tradicionalmente, o ensino de Álgebra foi totalmente voltado para manipulação de símbolos sem contexto, sem o uso de tecnologia e com pouca ou nenhuma ênfase na compreensão conceitual. Para solucionar deste problema uma nova abordagem conhecida por "Ensino de Álgebra Baseado em Funções" implementada no currículo de várias escolas ao redor do mundo . Com isso em mente, o objetivo deste trabalho é apresentar o relato da experiência vivida na elaboração e na execução de uma atividade experimental sobre funções de primeiro e segundo grau utilizando o aplicativo Geogebra."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID1473_TB200_20112023114621.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:08"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "WELLINGTON LORENA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "Wellington"
    "autor_email" => "wellington-lorena@unifei.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ UNIFEI (UNIFEI)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

Tradicionalmente, o ensino de Álgebra foi totalmente voltado para manipulação de símbolos sem contexto, sem o uso de tecnologia e com pouca ou nenhuma ênfase na compreensão conceitual. Para solucionar deste problema uma nova abordagem conhecida por "Ensino de Álgebra Baseado em Funções" implementada no currículo de várias escolas ao redor do mundo . Com isso em mente, o objetivo deste trabalho é apresentar o relato da experiência vivida na elaboração e na execução de uma atividade experimental sobre funções de primeiro e segundo grau utilizando o aplicativo Geogebra.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.