Este artigo analisou o uso da Realidade Aumentada (RA) como metodologia ativa que possibilita o engajamento do estudante no ambiente escolar, além de aprimorar a qualidade do processo ensino aprendizagem. O objetivo deste trabalho foi investigar o impacto do uso de metodologias ativas em sala de aula, através do aplicativo “LandscapAR Augment Reality”, que combina teoria, prática e ludicidade no processo de ensino. A pesquisa foi realizada a priori, através de levantamento bibliográfico acerca da temática, seguida pelo planejamento e execução de uma oficina pedagógica intitulada “Formas de Relevo”, com os estudantes do sexto ano, das séries finais do ensino fundamental da Escola Estadual Marilda Gouveia Viana, localizada na cidade de Rio Branco, Acre. Os resultados dos nossos estudos, através da utilização do aplicativo “LandscapAR Augment Reality”, evidenciaram vantagens proeminentes comparado a outras estratégias de ensino. O uso da RA proporcionou um ensino diferenciado e eficaz, com repercussões significativas, despertando o interesse e a participação dos estudantes, além de promover o trabalho em equipe e o envolvimento ativo. Portanto, a realidade aumentada se destacou como uma abordagem metodológica relevante no contexto escolar.