A participação no PIBID proporcionou uma série de benefícios e impactos positivos na minha formação docente. Tal experiência foi fundamental para que eu pudesse desenvolver habilidades pedagógicas e compreender os desafios da sala de aula. No RP, pude vivenciar a prática docente também, porém pude reforçar conceitos referentes a metodologias de elaboração de planos de aulas e as próprias aulas, tanto quanto sua aplicação em classes. Como tendo sido participante do PIBID, e atualmente sendo participante no RP, posso, com propriedade, afirmar que ambos os programas estimulam a reflexão sobre a prática docente e seus participantes têm a chance de analisar suas ações e tomar consciência de suas escolhas pedagógicas, buscando constantemente melhorar sua atuação e promover a aprendizagem dos alunos. Em ambos os programas, pude integrar a formação teórica recebida na universidade com a prática docente. Pude ainda ter a oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos na sala de aula, compreendendo de forma mais concreta a relação entre teoria e prática e desenvolvendo uma visão mais abrangente do processo educativo. Vale ressaltar que a formação docente podem variar de acordo com a dedicação e o envolvimento do estudante no programa, assim como da qualidade da supervisão e do suporte oferecidos. O PIBID e o RP são experiências enriquecedoras e contribuem para uma formação mais sólida e qualificada dos futuros professores.