Observa-se nas salas de aula, sobretudo as do ensino médio, o uso contínuo dos Smartphones por parte dos educandos antes, durante e depois da explicação do educador, trata-se de uma geração multitarefa nascida em uma sociedade de alta tecnologia. Este estudo analisa se o aparelho telefônico prejudica o desempenho cognitivo, além de reforçar práticas não saudáveis para o ambiente escolar. Assim, este estudo objetivou evidenciar as consequências de uma utilização não consciente que impactam no desenvolvimento acadêmico do estudante e as práticas que a escola reforça de forma implícita. O estudo contém pesquisas sólidas e atualizadas a partir de leituras críticas; a escolha de três momentos específicos em salas de aula onde apenas um se observa após o desligamento do programa; o vínculo entre o conceito teórico de leituras críticas e as ocasiões citadas; e a análise de métodos tradicionalistas empregados para lidar com a tecnologia. Realizada durante o Programa Residência Pedagógica — Subprojeto Língua Portuguesa, do curso de Letras – Língua Portuguesa da Universidade Federal de Rondonópolis. Os resultados apontam para um déficit de atenção gerados pela concentração dispersa, onde os jovens não absorverão conhecimentos básicos para uma vida plena como cidadão.