Este estudo é um relato de experiência que objetiva analisar e discutir a utilização das imagens como ferramentas pedagógicas e as suas contribuições para a construção do conhecimento histórico em sala de aula, para o público do 6º e 7º ano do ensino fundamental, por meio das ações desenvolvidas pela preceptora e os residentes, do Programa Residência Pedagógica, na escola Unidade de Ensino Básico Dr.ª Maria Alice Coutinho localizada na cidade de São Luís/MA. O estudo advém do projeto de pesquisa, sob a coordenação da docente orientadora, cuja intenção metodológica deu origem a fundamentação em uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa para a elaboração e realização das aulas e atividades referentes as temáticas sobre Pré-História, Feudalismo, Renascimento e Humanismo, com ênfase para a abordagem da linguagem iconográfica. Buscamos contextualizar e problematizar as imagens, instigando os estudantes a participarem efetivamente da aula, e por meio das atividades propostas, na qual demonstrou-se que a utilização de imagens como recurso didático e lúdico por professores é uma estratégia valiosa e indispensável no processo pedagógico para a construção do conhecimento histórico.