Ultimamente no Brasil têm sido implementadas escolas de tempo integral, que visam atender às previsões da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e do Plano Nacional de Educação de aumento progressivo da jornada escolar para jornada em tempo integral, por meio de atividades de acompanhamento pedagógico e multidisciplinares, inclusive culturais e esportivas. Nesse sentido, o presente estudo tem como objetivos apresentar a implementação do Projeto de Educação Integral em Tempo Integral (PROEITI) da Secretaria de Educação do Distrito Federal, numa escola pública de São Sebastião, na periferia de Brasília; analisar a operacionalização da matriz curricular de referência para a jornada escolar de tempo integral e; discutir a interdisciplinaridade como estratégia de ensino a fim de reduzir a evasão e reprovação escolar. Valendo-se da pesquisa-ação como guia metodológico deste trabalho, que se desenvolve no âmbito do Programa da Residência Pedagógica, os autores relatam experiências nas quais estão imersos no processo de implementação de propostas pedagógicas interdisciplinares na escola-campo, que envolvem literatura, música, jogos, esportes e ciências. Exemplos disso são os projetos envolvendo a horta escolar, as competições de xadrez e o karatê. Onde é possível observar a ampliação de tempos, espaços e oportunidades educacionais, gerando um ambiente onde as diversas dimensões humanas se revelam e são valorizadas, resultando em maior interesse e envolvimento por parte dos alunos ao viabilizar condições de ensino dinâmicas voltadas para o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico dos sujeitos.