No primeiro semestre do ano de dois mil de vinte e três, desenvolveu-se o programa Residência Pedagógica na Escola Municipal Professora Maria Marli Piovezan, localizada na comunidade de Uberaba, Curitiba - PR. Durante este período foram vivenciadas aprendizagens, que visam proporcionar a união entre teoria e prática, por meio de planejamento, execução e acompanhamento, almejando o aperfeiçoamento voltado à formação humana integral. A residência pedagógica oportuniza a participação ativa dos residentes em conjunto com a comunidade externa que articula o ensino, a pesquisa e a extensão, com ênfase na formação abrangente do profissional. Isso ocorre por meio da aplicação prática da teoria em situações concretas do ambiente educacional. Assim, a comunidade externa, residentes e escola são beneficiados na integração prática do conhecimento científico, na comunicação assertiva e no relacionamento interpessoal. No decorrer da residência pedagógica, os residentes participaram observando e desenvolveram atividades no Programa Comunidade Escola, realizando a articulação entre os dois programas. O Programa Comunidade Escola tem como objetivo, transformar as escolas municipais em espaços educativos, para promover o empreendedorismo, cultura, esporte, lazer, recreação e saúde com o olhar sustentável. É um dos programas da Rede Municipal de Educação, onde são realizadas atividades através de oficinas e ações educativas, que são planejadas e validadas pela Secretaria Municipal de Educação, com acesso gratuito para toda comunidade. O Programa Comunidade Escola foi instituído pelo Decreto n.º 1.218 de 11/08/2005, em um “compromisso com a continuidade, o aperfeiçoamento e as mudanças nas áreas de atendimento a demandas sociais, abrangendo o combate à violência, a ação social e a segurança alimentar, a cultura e o esporte e lazer” (PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA, 2005). O Programa Comunidade Escola desenvolve suas atividades baseando-se em cinco eixos: 1. Cultura: que tem como objetivo proporcionar e expandir atividades artísticas nas suas várias linguagens (de literatura, música, dança cinema, teatro e artes visuais), proporcionando o acesso da comunidade às manifestações culturais tradicionais, bem como uma aprendizagem ampla e contínua. São realizadas oficinas com apresentações musicais, contação de histórias, pintura, teatro de fantoche, pintura artística facial, elementos do cinema (sonoplastia, figurino, cenografia, etc.), aulas eventos e/ou festival de dança em geral. 2. Educação e Cidadania: Incentivam à participação ativa e consciente da comunidade em ações educativas, com intuito de formação dos cidadãos, na inclusão social e digital, no desenvolvimento da iniciativa para a produção de soluções e na formação da cidadania. Nesse eixo são desenvolvidas atividades de Inclusão Digital, Língua Estrangeira, Inclusão Social, bem como oficinas de uso do celular (aplicativos e outros recursos), elaboração de currículos, oficinas de informática, cabide sustentável, desenvolvimento comunitário (participação de voluntários), integração comunidade e escola, assessoria jurídica, debates, palestras, roda de conversa, etc. 3. Esporte, Lazer e Recreação: São desenvolvidas atividades físicas e esportivas com características educativas, inclusivas, cooperativas e saudáveis, através de ações de esporte, lazer, promoção à saúde e iniciação esportiva orientada. As oficinas ofertadas nesse eixo são de campeonatos e torneios (futebol, basquete, vôlei, skate, etc.), rodas de capoeira, oficinas de iniciação esportiva, apresentações de atletas, brincadeiras antigas (elástico, 5 Marias, cama de gato, bets, bolinha de gude, pipa, etc) e jogos. 4. Geração de Renda: Nesse eixo o objetivo é promover oficinas de geração de renda e empreendedorismo, para que a comunidade possa desenvolver competências pessoais e empresariais, contribuindo para a sustentabilidade da população. São realizadas atividades de Educação empreendedora e oficinas ministradas por voluntários, parceiros e coordenadores do programa como artesanato, culinária, idiomas, informática, prestação de serviços oficinas de artesanato ( pintura em pano de prato, decoupagem em sabonete), confecções (bijuteria, acessório, porta objetos, marca páginas, etc.), reaproveitamento de alimentos (casca de mamão, biomassa de banana verde), projeto horta em ação, economia circular, assessoramento para entrevistas de emprego. 5. Saúde: Considerado um eixo muito importante, tem o objetivo de estimular a criação de ambientes saudáveis e permitir que às pessoas adquiram maior controle sobre sua saúde pela construção de contextos, comportamentos e relações sociais favoráveis à saúde e ao desenvolvimento humano. São realizadas também atividades de prevenção de doenças, promoção da saúde, educação alimentar e ambiental, alertando para a importância de exames preventivos, do autocuidado, dos cuidados com o ambiente (limpeza, separação de lixo, preservação dos rios, esgoto, cuidados com pets) e higiene bucal, o que compreende ainda atendimentos preventivos e campanhas de vacinação. Nas oficinas são abordadas diferentes formas de promover (jogos, palestras, teatros envolvendo a temática) e divulgar a conscientização de cuidados com o corpo e higiene pessoal, alimentação, prevenção de doenças, exercícios de alongamento e consciência corporal. No decorrer da trajetória do Programa Comunidade Escola, são realizadas ações criativas e inovadoras, com projetos educacionais para a comunidade, como: - Cabide Sustentável, que incentiva a troca de utensílios domésticos, peças de vestuário, brinquedos etc, oportunizando momentos de interação e educação para o consumo consciente. - Leitura em Movimento, com o objetivo de resgatar a leitura e o compartilhar o ler. Acontece o empréstimo de livro, mas não há obrigação de devolvê-lo, mas sim de compartilhá-lo com alguém. - Horta em Ação, possibilita momentos de reflexão sobre o uso de seu espaço domiciliar, para torná-lo em um espaço de produção, relacionando-o com alimentação saudável e segurança alimentar. A comunidade tem a possibilidade da vivência e a participação na agricultura urbana e comunitária. - 20Ver, teve início na pandemia da Covid-19 em 2020. São ofertadas oficinas, no formato de live e on-line, com transmissão no You Tube da SME, com diversas temáticas para auxiliar os cidadãos curitibanos. As lives ficam disponíveis para acesso posterior. - Mãos à Obra é um projeto baseado na política dos 5Rs, reciclar, recusar, reutilizar, repensar e reduzir. As ações foram desenvolvidas no espaço maker da Coordenadoria de Projeto e desenvolve um consumo consciente dos recursos e na redução da quantidade de resíduos gerados. - Projeto Artesão promove o empreendedorismo, é ofertado aos artesãos espaços nas tradicionais feiras de artesanato da nossa cidade e em contrapartida esses artesãos oferecem oficinas voluntárias nas unidades que recebem o Programa Comunidade Escola. Artesão. Inseridos em todo esse contexto, os Residentes Pedagógicos têm a oportunidade de desenvolver vivências com a prática educacional na integração entre escola, estudantes, professores e comunidade. A participação ativa na organização dos equipamentos recreativos em conjunto com as montagens das oficinas oportuniza uma interação com a comunidade-escola proporcionando uma experiência prática e diversificada. Essas atividades possibilitam a aplicabilidade da práxis em situações concretas com um aprofundamento pedagógico nas necessidades dos estudantes. Além da práxis vivenciada, os residentes têm a atribuição de acolher a comunidade; Fazer o controle do número geral de participantes do dia, por atividade/oficina por faixa etária e gênero; Zelar pelos equipamentos; Montar oficinas de jogos, cama elástica e piscina de bolinha; Supervisionar as demais oficinas e materiais; e elaborar um plano de trabalho, que se adéque às Diretrizes do PCE e aplicá-lo para comunidade. As atividades e observações realizadas na instituição de ensino desenvolvem um impacto significativo na formação docente, por proporcionar aprimoramento das práticas pedagógicas, identidade profissional, saber-fazer pedagógico e nas ações interativo-reflexivo. A integração desses fatores desempenha um papel crucial no processo de formação por desenvolver uma compreensão mais profunda das dinâmicas pedagógicas e do contexto social do educando. A oportunidade de estar dentro da escola com o projeto de RP (residência pedagógica) proporciona vivenciar uma realidade totalmente nova onde a escola abre as portas para realizar projetos que visam aproximar a comunidade que está inserida no entorno da escola. Com o projeto são realizadas pesquisas cientificas e participação no Programa Comunidade Escola, que oportuniza aplicar aquilo que aprendem na teoria, buscando formas de fazer a diferença. Dessa forma, percebe-se que as atividades desenvolvidas proporcionam a criação de vínculos, que é algo tão necessário para o desenvolvimento humano e social de todas as pessoas envolvidas direta ou indiretamente nesse projeto. Assim, o trabalho realizado na comunidade escolar perpassa os muros da escola e as atividades desenvolvidas não são apenas atividades, mas uma forma de cativar e aproximar as pessoas da escola que desenvolve um trabalho social visando não só educar, mas ensinar com exemplo o que de bom a escola faz pelas pessoas, gerando um sentimento de pertença no contexto locorregional. CONSIDERAÇÕES FINAIS. Atuando nesse projeto percebe-se o quanto é importante o trabalho dos profissionais da educação que não medem esforços para transformar a realidade das pessoas. O projeto busca trabalhar de maneira diferenciada daquele formato em que as crianças estão habituadas durante a semana, percebe-se o cuidado em trazer coisas novas e lúdicas para que todos que adentrem o espaço escolar busquem algo novo e que os inspire a continuar participando. Os residentes buscam partilhar das ideias que a escola trabalha, estudando sua proposta pedagógica e fazendo a articulação entre teoria e prática em seus encaminhamentos. Em síntese a empatia e o comprometimento de todos os envolvidos, faz com que o projeto seja tão importante para aqueles que o frequentam, transformando relações, ampliando o repertório cultural e de conhecimento de toda a comunidade escolar, em prol de uma educação crítica, contextual e integral.